Você sabe o que são os níveis de qualidade do ar?

O Índice de Qualidade do Ar (IQA) é uma representação, definida pela Organização Mundial da Saúde, dos níveis de concentração de poluição do ar. Ele atribui números em uma escala entre 0 e 400 e é usado para ajudar a determinar quando se espera que a qualidade do ar seja prejudicial.

Quando a situação é considerada boa, não traz riscos à saúde da população. Já na qualidade “moderada”, pessoas de grupos sensíveis, como crianças, idosos ou as que têm doenças respiratórias, podem apresentar sintomas a exemplo de cansaço e tosse.

Quando a qualidade do ar cai para “ruim”, toda população pode apresentar alterações como tosse seca, cansaço e ardência nos olhos, nariz e garganta. Já as pessoas do grupo sensível podem ter efeitos mais sérios. Já nas piores condições todos podem sofrer com sintomas mais graves.

Na semana passada, São Paulo registrou o nível “Péssimo” de qualidade do ar, pela primeira vez desde 1996. Registrou níveis acima de 200 na escala do IQA. As queimadas recentes e a chuva de fuligem registrada em diversos bairros de São Paulo foram determinantes para que a poluição do ar chegasse a este patamar.

Além de apresentar sério risco para pessoas com doenças crônicas respiratórias e cardiovasculares, o nível péssimo atinge a população saudável. Ou seja, as que estão fora do grupo de risco.

Nesta situação, o uso de umidificadores e purificadores de ar é essencial para a saúde da população local, principalmente. A Joape trabalha com uma linha residencial completa de purificação, descontaminação e umidificação do ambiente, com tecnologia supereconômica e simples de usar, para proteger a saúde da sua família.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat